segunda-feira, 12 de outubro de 2009

EU FAÇO."REVISTA DIETA JÁ."

ACHEI ESTÁ REPORTAGEM SUPER INTERESSANTE.
 

http://dietaja.uol.com.br/imagens/bullet_titulomateria.gif  Anote tudo... e emagreça!
Se você acha que diário é coisa de adolescente, está na hora de rever seus conceitos. Ele pode ser a chave para você perder peso e incorporar definitivamente uma rotina alimentar supersaudável

Por Kátia Neves
Consumir frutas, legumes e verduras. Diminuir alimentos gordurosos e o excesso de sal. Evitar doces e tomar bastante água. Todo mundo sabe que essa é a base de uma dieta saudável. Sim, na teoria é fácil. O problema é colocar em prática. Mesmo porque, a correria diária faz que você deixe a alimentação em segundo plano. Uma alternativa para corrigir os vícios e passar a ter uma rotina alimentar mais adequada, sobretudo ao seu processo de emagrecimento ou manutenção do peso, é fazer um diário alimentar.
Segundo a nutricionista Martha Braga, da Rio Gastroclínica, no Rio de Janeiro, esse recurso nada mais é do que um método de investigação do consumo alimentar. Com ele a pessoa toma total consciência dos alimentos que ingere e acaba percebendo alguns detalhes que podem sabotar a sua dieta. "Em um formulário especial a paciente registra o tipo e a quantidade de alimentos e bebidas ingeridos durante um período de tempo pré-determinado. Este pode variar de 3, 4 a 7 dias (os mais comuns) ou ainda registros diários durante um mês ou até mesmo um ano", diz Martha.
O que escrever Se o objetivo do diário é corrigir equívocos na sua alimentação e, consequentemente, perder peso, o ideal é que você registre em detalhes tudo o que come (e o que bebe!), quantas vezes por dia, a quantidade, os horários e, se possível, algumas sensações e atitudes que permitam avaliar seu comportamento diante da comida. Ou seja, se você saboreou o alimento ou comeu no "piloto automático", se estava com pressa, sozinha ou acompanhada, ou ainda se sentiu culpa depois de comer. Para o especialista em nutrição Carlos Frederico, do Espaço Débora Pinto Fisioterapia e Osteopatia, no Rio de Janeiro, não é fácil fazer um diário alimentar sem ajuda profissional. "A pessoa sozinha pode até reconhecer algumas falhas no próprio padrão alimentar, mas somente um especialista poderá, por meio de ferramentas específicas, interpretar com precisão os dados e identificar eventuais erros. A ideia é saber o que se consome, para então poder alterar a dieta no que seja necessário. O maior desafio, no entanto, é a pessoa levar a sério e anotar com sinceridade o cardápio", diz.
" O diário alimentar ajuda na conscientização, nos tornando mais responsáveis pelo que ingerimos"
Valésia Vilda - Pisicóloga
Por que fazer Obstáculos à parte, se você estiver disposta a mudar, saiba que é preciso ter força de vontade e muita disciplina, afinal, nada pode escapar das suas anotações. Não importa se você usa papel, um notebook ou faça um blog. O fato é que todos os detalhes devem ser registrados. "O diário alimentar ajuda na conscientização e nos torna mais responsáveis pelo que ingerimos. A paciente deve observar por meio dessas anotações e com a ajuda de um especialista, o que está errado e, a partir disso, mudar hábitos. Com o auxílio dessa ferramenta é possível até mesmo descobrir se a pessoa está comendo por impulso e buscar a melhor solução para o problema. Enfim, fazer uma análise e mudar", diz a psicóloga Valésia Vilela, do Rio de Janeiro.
Em unanimidade, especialistas afirmam que o registro apresenta três grandes vantagens: conhecer os hábitos alimentares, identificar aqueles que podem ser prejudiciais à saúde e transformar o ato de comer em algo mais planejado e refletido em vez de uma ação automática, em que se ingere tudo o que se vê pela frente. Segundo eles, para quem quer perder peso, vale a pena investir no método. E então, vai encarar?

ANSIEDADE...

OLÁ,MENINAS...A TEMPO LUTO COM MINHA AMIGA BALANÇA.COMECEI A FAZER UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.ESTOU COM PENSAMENTO POSITIVO.